NOTÍCIAS EM 04/05/2010
Avaria nas telecomunicações "parou" centro e norte do país
A avaria da rede de comunicações de fibra óptica que ocorreu há uma semana continua a afectar as regiões centro e norte de Moçambique e a impedir o funcionamento normal das instituições e empresas. Não há comunicações de voz e de dados seguras e já se sente uma enorme perturbação em quase todos os sectores, designadamente bancos.
O cabo de fibra óptica está danificado a cerca de 110 km. de terra e 35 metros de profundidade, entre Vilanculos, na província de Inhambane, e a cidade costeira da Beira.
O corte no cabo, que ainda não foi explicado devidamente como terá ocorrido, paralisou os serviços telefónicos e de internet. Os bancos não conseguem fazer operações. O sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE) está também fora de serviço. Os funcionários do Estado ainda não receberam os seus salários. “Esta situação parou a vida de muita gente. Foi exactamente no momento em que estavam a ser processados os salários que o SISTAFE parou de funcionar. Estamos dependentes do sistema, caso contrário vamos ter que passar fome”, disse à agência noticiosa portuguesa Marcelino Sucutai, funcionário da Migração, de acordo com um despacho da Lusa em Lisboa.
De acordo com o órgão português a avaria atinge também os comerciantes: “As vendas baixaram muito. Estamos quase sem clientes esta semana, porque as pessoas não podem comer sem dinheiro”, explicou José Mateus, sub-gerente do centro social da empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM) em Manica. “Nós inclusive ainda não temos salários porque os bancos não podem processar cheques”. Marcelino Luís, vendedor no mercado Josina Machel, em Chimoio, capital da província, disse ainda à Lusa que “a avaria trouxe um grande prejuízo, porque as vendas baixaram tanto esta semana que já não consigo sustentar as cinco pessoas que dependem deste negócio”.
Algumas caixas automáticas (ATM) dos bancos com representação na província de Manica começaram a “ressuscitar” ao fim do dia de sexta-feira mas as dependências não estão a efectuar transacções com cheques devido à avaria. Três equipas de técnicos das províncias de Maputo, Sofala e Manica têm estado a trabalhar em Chimoio, para minimizar o problema, procurando vias alternativas para retomar os serviços básicos. “Estamos ainda a trabalhar, para pelo menos dentro do possível retomarmos os serviços básicos, as ATM, Internet e o SISTAFE. Quanto ao telemóvel pelo menos activar o serviço de SMS enquanto aguardamos o serviço de voz depois da reparação da avaria”, disse à Lusa Jimo Mabanga, director da TDM para a área operacional de Chimoio.
A Mcel só tem estado a ser útil na transmissão de mensagens (sms). A Vodacom, a outra operadora de telefonia móvel existente em Moçambique tem estado a prover o serviço de voz, usando comunicações por satélite como meio alternativo. As TDM, a empresa de telefonia fixa e que opera a fibra óptica, está totalmente fora de serviço nas comunicações com subscritores a norte de Vilankulo.
Refere a Lusa no seu despacho que o funcionamento da rede Vodacom está a gerar oportunismo entre os revendedores, sobretudo informais, dos pacotes iniciais e recargas, que triplicaram de preço, passando dos anteriores cinco meticais (12 cêntimos do Euro) para 15 a 20 meticais (36 a 48 cêntimos do Euro).
As Telecomunicações de Moçambique (TDM) ainda não explicaram o que terá originado a avaria. Há informações segundo as quais o cabo foi cortado por um arrastão de pesca mas especialistas duvidam que seja possível por arrasto rebentar-se um cabo de fibra óptica “plantado”no fundo do mar.
As TDM já anunciaram que não terão possibilidades de repor a normalidade das comunicações antes de quatro semanas. (Redacção / Lusa)
CANALMOZ – 04.05.2010
NOTÍCIA EM 11/05/2010
Reparada fibra óptica da TDM
A FIBRA óptica da TDM, que sofreu um corte no troço entre Vilankulo e Beira, provocando a interrupção nas comunicações de voz, dados e internet, nas zonas Centro e Norte do país, desde 26 de Abril, foi reparada domingo passado, segundo um comunicado daquela empresa ontem recebido na nossa Redacção.
Maputo, Terça-Feira, 11 de Maio de 2010:: Notícias
Com uma previsão inicial para a reparação do dano fixada em quatro semanas, foi possível concluir-se o trabalho em menos tempo, duas semanas, devido ao facto de ter sido localizado um fornecedor de serviços, cujo barco se encontrava a realizar trabalhos de reparação de um outro cabo no Oceano Índico, nas proximidades da costa moçambicana e que se prontificou a realizar a operação no cabo da TDM. Recorde-se que o corte no cabo submarino da fibra óptica localizava-se no alto mar, há 110 quilómetros de Vilankulo e a 35 metros de profundidade. Entretanto, a TDM continua a desenvolver o projecto de redundância da fibra óptica, cujo troço entre Maputo e Beira estará concluído em Julho deste ano, advindo daí uma maior fiabilidade nas comunicações, pela existência de rotas alternativas.
Só tenho algo a declarar.... NINGUÉM MERECE!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sem internet, sem celular, sem dinheiro, sem contato com amigos e familiares!!!! Eta...fim do mundo!!!!
Fim do mundo que estamos loucos para conhecer. Um beijo para todos ai!!!!
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