domingo, 21 de março de 2010

DONA KINEDI, UMA FIGURA!!!!

Dona Kinedi, se é que este é seu verdadeiro nome, é uma figura impagável. Ela está trabalhando em minha casa substituindo a Dona Rosa que está cuidando do bebê. Quando ela chegou aqui há algumas semanas atrás, a Dona Rosa foi ensinando o trabalho pra ela. Nesta ocasião eu perguntei o nome dela e ela respondia algo que eu não entendia .... perguntei de novo e de novo... perguntei pra Dona Rosa e ela disse que não tinha entendido também. Já estava envergonhada de perguntar... até quando uma das vizinhas veio aqui em casa me visitar, pedi pra ela perguntar o nome dela, mas ela também não entendeu. Por fim, pedi pro meu marido perguntar o nome dela e ele disse que acha que seria Kinedi... então ficou Kinedi mesmo.
Na primeira semana ela só dizia uma palavra . Lá estava eu concentrada no meu computador e ela chegava quietinha e falava . Ai que susto... esta mulher quer me enfartar. Eu pensava, o que? Depois descobri que era o modo dela dizer que já tinha acabado.... só que cada quarto, cada banheiro que ela limpava, ela vinha e falava e eu tinha que mostrar o próximo passo. Agora ela melhorou .... só fala na hora de ir embora.
Bom, as perguntas na forma negativa são um problema.... mas daí é culpa minha, porque eu já sabia disto. Quando brasileiros fazem alguma pergunta aos moçambicanos é melhor evitar a forma negativa, por exemplo, um dia cheguei e perguntei: Dona Rosa não chegou ainda? Ela respondeu: Sim ... Entrei em casa e não achei a Dona Rosa... Voltei e perguntei: Dona Rosa chegou ou não chegou? Ela ficou confusa .... Daí perguntei: Dona Rosa veio trabalhar? Ela respondeu: Ainda .... Dai eu cai na risada e ela também .... Eu disse: Aaahhh, acho que a Dona Rosa está atrasada, certo? Ela disse: Sim.
Um dia destes ela chegou pra mim e disse: 'Quero lisole'. Pensei... Ai Jesus, o que será que esta mulher tá falando? Será que ela quer risoles? Aquele salgado com recheio? Bom, ela ficou repetindo e eu não entendendo.... Pedi pra ela chamar o Seu Justino, funcionário aqui do condomínio. Ele foi nosso tradutor e me explicou que ela gostaria de saber se eu poderia dar um lençol para ela .... tipo, dar um dos lençóis da minha casa pra ela levar pra casa dela. Aaaaaaaaahhhhh então não era risoles o que ela queria.... Dei o conjunto de lencóis pra ela... e fiquei morrendo de vontade de comer um risoles.
Mas, com certeza, Dona Kinedi é um pessoa com iniciativa. Tenho um tapete na sala que custou uma fortuna. Meu marido quase me matou quando soube o preço do tapete. O tapete precisa ser limpo com certa regularidade porque é claro e tem que ser limpo com escovinha, ajoelhada ... uma coisa trabalhosa. Cheguei em casa um dia e peguei a Dona Kinedi lavando o tapete no quintal... lavando mesmo... tipo jogando água .... Olhei e pensei... Ai meu Deus, perdi o meu tapete dos milhões... Dei um sorrisinho, entrei em casa e entreguei o destino do tapete ao acaso... foram 4 dias tomando sol africano de 45 graus pro tapete finalmente secar.  Ele nunca será o mesmo... mas ainda cumpre o seu papel... e ficou limpo.
Sabia que ela tinha um  menina com menos de um ano, mas ontem fiquei sabendo que ela tem 40 anos e 7 filhos .... Ela me disse: 7 filhos... com o sorriso mais calmo do mundo. Ontem estava jogado um resto de salada de fruta fora porque já tinha azedado... quando ela me viu colocando as frutas cortadas em um saquinho separado para depois pôr no lixo grande, ela pediu pra levar a salada de fruta pra casa .... eu disse que não, que estava passada, azeda, que faria mal a ela e a seus filhos ... mas ela insistiu, disse que se eu permitisse ela queria muito levar. E levou ... porque meus argumentos não foram suficientes para convencê-la.
Admiro a Dona Kinedi, admiro sua força, sua determinação, sua pontualidade, seu comprometimento com o trabalho e sua vontade de aprender. Admiro todas as mulheres africanas que encaram suas dificuldades e seguem em frente com suas vidas!

Um comentário:

  1. Adorei a história... já li este post umas três vezes e sinto vontade de conhecer a dona Kinedi, ou se ja lá qual for o nome dela... hahaha
    Também dou brasileira, mas moro mais ao sul, na cidade de Beira.
    Gosto muito de ler o seu blog.

    Érica.

    ResponderExcluir