quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TETE - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Olá, O meu nome é Luisa, sou portuguesa, moro na Líbia e recentemente falaram na possibilidade de ir viver e trabalhar em Tete. Vi o seu blog na internet e gostaria de saber se há internet fácil em Tete, se há médicos aí, se é fácil comprar comida de confiança e se a malária é uma realidade. Pergunto também qual é a maior dificuldade da vida em tete para voce? Conhece alguém que trabalhe aí na Empresa Odebrecht? essa é a empresa em que eu trabalho aqui na Líbia. Tem aeroporto aí em Tete ou só em Maputo? A minha mae nasceu em Moçambique e tenho alguma curiosidade. Achei o seu blog muito interessante. Sem mais despeço-me por agora. Luisa

Esta foi a mensagem deixada neste blog pela colega Luisa. Desde que mudamos aqui as pessoas fazem muitas perguntas sobre Tete então, vou aproveitar a 'deixa' e fazer um ...

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE TETE:

1) Há aeroporto em Tete?

Sim, há um aeroporto que foi totalmente reformado e atende 'bem' (entre aspas) as necessidades dos passageiros. A propósito, para chegar ou sair de Tete é interessante que você embale suas malas, pois há um costume aqui das pessoas enviarem peixes e cabritos a seus familiares. Por exemplo, eles literalmente matam o animal, cortam em pedaços, colocam em uma caixa de papelão, ‘embrulham’ em sacos de mercado e despacham. Você não vai gostar da experiência de ter sua mala perto de destes ‘pacotes’ mal-cheirosos.

2) Há hospitais em Tete?

Sim, mas você não vai querer, de maneira nenhuma, entrar em algum deles. Se vier a Tete para trabalhar, com certeza sua empresa oferecerá uma clínica só para os funcionários com médicos locais e do exterior. Sobre as doenças mais comuns, creio que nós, estrangeiros que já fomos vacinados em nossos países, tenhamos que nos preocupar mais com a Malária. A solução, neste caso, é usar repelente regularmente.

3) Onde comprar alimentos em Tete?

Ainda não há supermercados, mas os mercadinhos atendem razoavelmente a demanda. Para manter o padrão dos alimentos que comemos no Brasil, gasta-se muito. Os comerciantes sabem que do que sentimos falta e também sabem cobrar por isto. Geralmente, trazemos algumas compras de Maputo (capital) quando temos oportunidade.


4) Há escolas particulares em Tete?

Sim, posso mencionar 3 delas. A primeira é uma escola internacional na Leaf Tabaco Company onde meu filho estuda. É uma ótima escola, mas creio que atualmente só aceitam agora crianças que tenham o inglês fluente. A segunda é também uma escola internacional recém-instalada no bairro de Matema da qual não tenho muitas informações. A terceira é o Colégio Mundial com grande número de alunos moçambicanos, indianos e alguns brasileiros.

5) Quais seriam os benefícios que deveria exigir antes de aceitar ser expatriado para Tete?

Primeiramente moradia com ar condicionado, o item que julgo mais importante. Diria mesmo para não aceitar qualquer proposta na qual a moradia não esteja incluída. A presença das grandes empresas de mineração fez com que o valor dos aluguéis ficasse absurdamente impraticável. Além disto, eu colocaria locomoção (pra que você não fique isolado do resto da cidade), eletricidade (o custo é muito alto), gerador de energia na habitação (em Tete é igual aquela música... De dia falta água, de noite falta luz) e como já mencionei um atendimento clínico e hospitalar da própria empresa.


6) E a violência?

Bom, na semana passada eu diria que a cidade é pacata e aceita bem a presença de estrangeiros. Mas como minha casa foi assaltada enquanto dormíamos dentre dela, tenho que rever este meu posicionamento. Hoje vejo que a sensação de paz é ilusória. O povo moçambicano é mesmo um povo pacato, mas eles provêem de um histórico de guerra e combate, portanto, em momentos de crise, eles têm a tendência de pegar um pedaço de pau, se juntar em centenas e ir ‘resolver’ o problema. Antes do roubo, eu era mais aberta, agora não estou dando sorrisos com tanta naturalidade. Aprendi a desconfiar de tudo e de todos e que é melhor ser temida do que ser simpática.

7) E o calor?

Em algumas épocas do ano... suportável, em outras ... insuportável (ontem mesmo o termômetro do carro marcava 45.C). Não, eu não estou brincando!!!!!!