sábado, 15 de agosto de 2009

Eles tem fome de que?

Do que o povo tem fome? Creio que não seja só de comida. O povo moçambicano não é diferente de nenhum outro povo. Eles tem fome de cultura, eles tem fome de diversão, de conhecimento, de oportunidades, de motivos para festejar ... Ao ouvir a música de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto (abaixo) penso que o que vivencio aqui não é muito diferente do que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador .... O povo tem fome .... e o governo tem a obrigação de oferecer condições para esta fome seja saciada através do trabalho.


Comida
(Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto)
bebida é água.comida é pasto.você tem sede de quê?você tem fome de quê?a gente não quer só comida,a gente quer comida, diversão e arte.a gente não quer só comida,a gente quer saída para qualquer partea gente não quer só comida,a gente quer bebida, diversão, balé.a gente não quer só comida,a gente quer a vida como a vida quer.bebida é água.comida é pasto.você tem sede de quê?você tem fome de quê?a gente não quer só comer,a gente quer comer e quer fazer amor.a gente não quer só comer,a gente quer prazer pra aliviar a dor.a gente não quer só dinheiro,a gente quer dinheiro e felicidade.a gente não quer só dinheiro,a gente quer inteiro e não pela metade.bebida é água.comida é pasto.você tem sede de quê?você tem fome de quê?

Cahora Basa


A 1h30min de Tete, existe um local maravilhoso chamado Cahora Bassa, uma hidrelétrica construída na década de 70. Esta é a vista da barragem. É realmente de tirar o fôlego !!!!!!! Me faz pensar nas maravilhas que Deus é capaz de fazer com uma ajudinha da inteligência humana. Após 1h em um barco a motor, finalmente avistamos as "orelhinhas" dos hipopótamos. Não dá pra ver muito, mas é emocionante poder vê-los em seu habitat natural e não tristonhos em jaulas apertadas no zoo. Na volta, paramos perto de uma canoa e "compramos" nosso almoço... um peixão suculento que foi assado no Tiger Lodge.
VALE A PENA CONHECER!!!!!
Mais informações em

KRUEGER - O primeiro Safari


Na África do Sul está localizado o “Kruger National Park”, com cerca de 2.000 Km de estrada e 6 rios permanentes. Saímos de Maputo (capital de Moçambique) e duas horas depois estávamos no Pestana Krueger, um lodge a apenas 150 metros da porta Sul mais importante do Kruger –Malelane Gate. Chegamos, tomamos um lanche e já saímos para um safari noturno. As pessoas nos disseram que um safari é uma questão de sorte, e que é preciso vários safaris para observar de perto os “5 grandes de África” – Leão, Leopardo, Elefante, Búfalo e Rinoceronte. Entramos no parque e cinco minutos depois avistamos aquele que todos querem ver : O LEÃO. Não só avistamos mas também o ouvimos rugindo chamando a fêmea e quando esta apareceu no fim da estrada, o leão passou pertinho do carro onde estávamos e foi atrás dela. MUITO EMOCIONANTE ver um animal destes em seu habitat natural, sem grades, sem jaulas, sendo livre e feliz. Vimos também: búfalos, elefantes, girafas (bem de longe), zebras e javalis (vários Pumbas!!!! são super engraçados), crocodilhos e vários pássaros exóticos. O filhão ficou muito entusiasmado... fiquei lembrando da minha infância e pensando que meu filho está tendo uma infância muita extraordinária, imerso em situações em que eu mesma nunca esperava estar. Tomara que isto renda frutos. Resumindo FOMOS OS SORTUDOS DO SAFARI, só faltou o leopardo.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Trânsito em Tete

O mais difícil em Tete é o trânsito. Nem um motorista de taxi de Nova Iorque está preparado pra enfrentar isto aqui. É uma zona, e o pior, mata!!!!
As 'chapas' são veículos de 15 lugares que levam as pessoas e seus pertences pra lá e pra cá. As vezes é difícil distinguir quantas pessoas há dentro de uma 'chapa' e como eles conseguem prender tantas coisas no teto da van. Além das 'chapas', há muitas bicicletas circulando. Um dia o trânsito estava bem lento, tudo bem parado . Na minha frente uma bicicleta com um bode amarrado na garupa .... e o trânsito não andava.... nem a bicicleta andava.... comecei a pensar na má sorte daquele pobre bode que tinha perdido a vida e estava estirado na garupa de uma bicicleta sob um calor escaldante.... assim que pensei isto, o bode ergue a cabeça, olha bem pra mim e berra MÉÉÉÉÉ.... quase tive um enfarto... ai que susto... o bicho tava vivo.

A benfeitora sem noção

Bom, nunca consigo ficar com moedas.... os meninos pedem e eu acabo dando. Mas em uma conversa e outra acabei prometendo dar um uniforme escolar pra uns dos meninos de rua ... o Américo, que já era conhecido do maridão .... ele queria que eu desse o dinheiro, eu disse que não, que era pra ele descobrir onde comprava a farda que eu iria lá com ele e compraria.... passou um tempo, dei de cara com ele e claro ele me cobrou.... tia, farda, tia!!!!! Eu estava com tempo e perguntei ... Sabe onde compra? Ele respondeu Sim patroa!!!! E eu disse: Vamos lá!!!! Gentem, eu sou mesmo do tipo que dá trabalho pro anjo da guarda .... desta vez eu entrei onde nenhum branco entrou sozinho.... bom, o povo me olhava como se eu fosse um alien..... e eu ainda tava de salto neste dia.... nem dá pra descrever o local .... mas eu comecei a rezar... “Santo Anjo do Senhor”.... o Américo foi me levando num meio de barracas e casas caindo aos pedaços... Bom, resumindo, deu tudo certo... conheci o Samuel, alfaiate aqui em Tete.... gente boa .... voltei pro carro e prometi não prometer mais nada pra ninguém

Matemática Moçambicana

Chegamos ao restaurante e perguntamos: Quantos pedaços tem a pizza? O rapaz responde: Quantos pedaços o cozinheiro cortar. SEM COMENTÁRIOS

Churrasco na casa da vizinha

Cheguei de carro na casa da vizinha e na quintal da casa dela estava um caminhãozinho com dois bois em cima.... eles mugiam: MUUUUUUU, MUUUUUU e eu falava ... ai que boizinho bonitinho! Bom, fizemos o passeio e fui deixar ela de volta em casa, quando entrei no quintal, um dos boizinhos estava no chão ... a cabeça dele cortada ..... o couro saindo .... e a picanha, contra-filé, maminha.... tudo se revelando na minha frente .... uma sanguera em um toldo amarelo. Chegou o pai dela, muçulmano, que só come carne se ele mesmo matar o animal e fazer as orações, nos convidando pro churrasco .... olhei pro boizinho e disse... claro, nos vemos mais tarde.

Os aventureiros sem noção


Como os amigos já sabem, o meu marido não é exatamente um super esportista e meu filho é uma criança criada em apartamento. Mas os dois na África se transformam nos AVENTUREIROS SEM NOÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Verdadeiros super heróis que extrapolam os limites e me deixam louca. A primeira aventura da nossa dupla de heróis foi um super rali off road.... lá foram eles, com o filhão dirigindo (ele era o responsável pelo volante da caminhonete) no colo do Adriano (que só freava e acelerava e trocava as marchas). Eu, a super ajudante dos super AVENTUREIROS SEM NOÇÃO... só ficava gritando e falando que não ia dar certo. Mas nossos super heróis queriam mais emoção. Não bastava dirigir no terreno cheio de buracos e com tres pontes minúsculas ... eles ainda tinham que inventar de sair da trilha e andar no meio da savana.... conclusão, um grande e pesado pneu furado. Bom, não contentes com esta aventureira, os AVENTUREIROS SEM NOÇÃO chegaram ao Songo e choram visitar a super barragem, fazer um maravilhoso passeio de barco, ver hipopótamos e comer peixe recém pescado do lago. Mas nossos super heróis queriam mais aventuras .... eles decidiram parar o carro em uma descida que levava a beira do rio para coletar pedras para o jardim. Lá foram eles se aventurando, entre a possibilidade de darem de cara com um crocodilo, uma cobra, uma aranha ou um babuíno..... a super assistente ficou do lado do carro .... tudo corria bem e no último passo de volta para a estrada, nosso super herói marido se desequilibrou e caiu.... só que a pedra que ele carregava caiu em cima do dedão da mão dele.... a super assistente pensou em registrar este momento em vídeo, mas o nosso super herói estava de tão mal humor que não foi possível

A realidade


De dentro do carro, com o ar condicionado ligado, ver a realidade é como assistir um programa da National Geographic ... parece que é coisa de televisão... que não é real. Da nossa casa até a escola são 30 minutos de carro... então dá pra ver mais ou menos como são as coisas... é uma pobreza sem fim... um monte de gente cruzando a ponte de um lado para outro .... carregando crianças nas costas amarrando-as com as capulanas... o adriano diz que parece um kit.... vc vê uma moça jovem e nas costas dela ... uma criança ....Bom, até este sábado eu não tinha visto o pior... o adriano avisou que eu só ia entender se saísse de sábado.... no sábado de manhã... os velhos, na maioria cegos veem a cidade em busca de esmolas... uma criança da família fica responsável pela sua condução pelas ruas.... fui comprar uma tv e ao entrar no carro umas 10 crianças me cercaram dizendo... ajuda tia... ajuda tia... ajuda tia... dei todas as minha moedas e fui embora o mais rápido possível. No mesmo dia passamos na padaria... péssima ideia ir a padaria no sabado.... quando estacionamos umas 4 crianças pediram por comida... o adriano disse que traria ... mas quando saímos da padaria outras crianças viram .. foi um horror ....muito triste Aqui do ladinho de casa, tem uma obra inacabada... seria uma casa, mas não foi acabada .... mora uma família... tem dia que tem umas 5, 6 crianças... tem dia que tem mais .... toda vez que a gente passa, as crianças acenam com a mão... tem um pequenininho lá que é a coisa mais linda do mundo... eu vou roubar menino pra mim....comprei uma caixa com vários pacotes de bolachas, parei o carro e deixei lá com o menino mais velho .... agora quando passo com o carro eles até levantam pra acenar... mas o adriano disse pra não exagerar se não, quando começar o verão .... a seca... eles vão ficar batendo e eu não vou dar conta. O mais difícil aqui é dirigir porque há muitas mortes no transito... tem que tomar um cuidade enorme porque se matar alguem no transito vai preso na hora... mas morre gente todo dia... todo dia mesmo.... Me disseram que eu tinha que comprar um prato, um copo, garfo, faca e colher separados para a Dona Rosa... eu relutei muito... mas hoje cedo acabei comprando.... eu nunca imaginei que um dia teria que fazer isto, mas tenho que pensar na saúde do felipe e da nossa... eu mostrei as coisas a ela e ela ficou feliz... disse ... brigada patroa ... ai meu Deus, ela nem entende o que este meu ato significa Bom, acho que deu pra ter uma idéia ... tenho saudades de tudo ... mas Tete é minha casa agora e de certa forma, eu sei que eu precisava estar aqui

O oasis


Bom, estou mandando notícias perfeitamente instalada na minha casa nova... é super grande... super legal... vcs tem que vir aqui me visitarAgora tenho uma assistente, a Done Rosa, que me chama de patroa .... sim, patroa, obrigada patroa, bom dia patroa... não há o que faça esta mulher parar de falar patroa... ela é muito boazinha e sabe fazer a limpeza porque foi ensinada por uma outra senhora que trabalha na casa de uma brasileira A internet funciona aqui em casa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Isto é uma maravilha.... hoje retomo a minha tese ... a minha orientadora deve estar dando pulos e não de alegria. Deixamos meu filho na escola hoje cedo ... ele tava com medo, coitadinho... disse que a barriga tava doendo... depois disse que estava com frio... mas a escola é maravilhosa... a sala dele está enfeitada como um circo ... não é uma sala convencional.... se transformou em uma verdadeira tenda de circo... ficou muito lindo .... e pelo pouco que fiquei lá as próprias crianças vão se organizar para dar um suporte a ele em relação a língua ... porque elas também já passaram por isto.... Tem biblioteca, salas interativas, piscina... é um espetáculo. Bom, mesmo sem a mudança a casa está mobiliada porque um gerente top tinha exigido uma casa mobiliada e depois desisitu ... conclusão... ficamos com tudo ... emprestado... mas ficamos ... tem até home theather ... quando nossas coisas chegarem talvez devolveremos ou talvez não.... Nossos carros são ótimos ... o adriano já disse que vai comprar uma caminhonete quando voltar ao Brasil.Há... eu já tô conhecida no comércio de Tete.... aqui não tem mercado... então eu meto a cara mesmo... tem vez que só tem eu de branca no quarteirão inteiro... não tô nem aí... eu entro em tudo quanto é loja ... peço desconto .... e tudo mais ... o povo é pacífico, mas há roubos sim porque eles passam fome ... o que nos leva ao segundo momento deste relato. O maridão está bem no trabalho. Achei sorvete Nestle... leite parmalat.... é um mundo globalizado minha gente !!!!!!!!!!!!