sábado, 9 de janeiro de 2010

Africa do Sul - Cape Town, Vinhedos, Praias

Visitar Cape Town (Cidade do Cabo) foi uma deliciosa surpresa. Já tinha ouvido falar de suas belezas, mas fui pega desprevenida diante das maravilhas que há por lá. Esta é a segunda maior cidade da África do Sul, sendo a capital da província de Western Cape na África do Sul.

Um pouco de conhecimentos históricos antes de falar de suas belezas: Nas eleições de 1948, o Partido Nacional ganhou a plataforma do Apartheid (segregação racial). Este fato conduziu o país, e também a Cidade do Cabo, à determinação de zonas para brancos e outras para negros, fazendo desta forma a segregação racial. Alguns subúrbios multi-raciais da cidade foram a demolidos para que a ação do Apartheid fosse efetivamente cumprida. O exemplo mais flagrante desta medida foi no District Six; depois de ter sido declarado uma zona de apenas brancos em 1965, mais de 60 000 pessoas foram forçadas a mudar de residência.
A Cidade do Cabo foi a “casa” de muitos dos líderes de movimentos antiapartheid. Na Robben Island, a 10 km da costa da cidade, foi edificada uma prisão para presos políticos onde estiveram em cativeiro alguns dos mais famosos ativistas desses movimentos. A propósito, ao visitarmos a ilha, fomos acompanhados por um de seus ex-prisioneiros que hoje trabalha de guia para os turistas.
Nelson Mandela é uma das personalidade mais conhecidas da luta para o fim do Apartheid. Seu discurso, no dia 11 de Fevereiro de 1990 depois de ter sido libertado da prisão, foi o início de uma nova era para o país e as primeiras eleições livres foram levadas a cabo quatro anos depois, em 1994. Naturalmente as dores causadas por anos de segregação racial não se apagam facilmente. O país e as relações entre os sul-africanos foram fortemente marcadas por este período.

Suas belezas: A cidade é famosa pelo seu porto natural, incluindo os marcos bem conhecidos, como a Table Mountain (majestosa no meio da cidade, veja a foto acima), o Waterfront (centro de compras, entretenimento, restaurantes no porto da cidade), o Aquarium, o novo estádio de futebol para a Copa do Mundo 2010, entre outros.
Saindo de Cape Town, visitamos os vinhedos da região de Stellenbosch com a árdua tarefa de ver paisagens maravilhosas, experimentas os vinhos e os queijos produzidos localmente ... foi difícil, mas passamos o dia cumprindo nossa tarefa.
No dia seguinte, tivemos também a não menos árdua tarefa de seguir por todo o litoral e conhecer as praias do Oceano Índico cercadas de montanhas e casas majestosas.
Conclusão: Estamos procurando emprego em Cape Town!!!! Queremos voltar um dia, se possível, para ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário