quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Diamantes de Sangue - Serra Leoa

Já tinha assistido este filme há algum tempo. Alguns dias atrás assisti novamente .... e vi que tive uma percepção totalmente diferente dos acontecimentos. Depois de 8 meses morando em Moçambique, de visitar a África do Sul e de ter contato com pessoas de diferentes países do continente africano, meu entendimento do filme foi muito, muito mais apurado.
Diamantes de Sangue retrata o caos e a guerra civil que dominou Serra Leoa na década de 90 ao contar a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário do Zimbábue que contrabandeava as pedras conhecidas como os diamantes de sangue por serem usadas para financiar a compra de armas para a guerra civil, e Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um humilde pescador da etnia Mende que foi separado da família em um dos ataques do grupo rebelde (Frente Revolucionário Unido) e forçado a trabalhar nos campos de diamante.

Solomon encontra uma pedra extraordinária, um raro e grande diamante rosa e se arrisca a escondê-la no intuito de salvar a esposa e as filhas de uma vida de refugiadas e resgatar seu filho que foi recrutado como soldado infantil.
Algumas das cenas do filme foram gravadas em Maputo, capital de Moçambique.
O filme nos leva a considerar questões sobre a globalização deixando claro que a compra de uma aliança de casamento em país europeu ou americano pode estar diretamente ligada a morte, aescravidão, ao estupro, a fome e a doenças de homens, mulheres e crianças africanas.
Me chamou atenção a frase que um Senhor africano diz a Solomon diante de uma aldeia cujos moradores foram chacinados: "Deus queira que eles não encontrem petróleo aqui".


2 comentários:

  1. Wow, adorei seus commentarios aqui, Sam!

    ResponderExcluir
  2. I remember watching this back in the 90s from Amnesty International - excellent! Remember the real Debeers diamond commercials? This is taken from that, trying to give you some of the reality that was happening too. It's exactly what you are talking about here. Take a look!

    http://www.amnestyusa.org/diamonds/d4.html

    ResponderExcluir