sábado, 24 de abril de 2010

NOTÍCIAS DO PAÍS DA COPA

Líder de grupo de extremista morto na África do Sul descarta conflito racial


Publicada em 05/04/2010 às 16h47m
Lancepress


Apesar de declarações nada amistosas de representantes do grupo extremista que era liderado por Eugene Terre'blanche, as ameaças de um conflito étnico na África do Sul foram minimizadas pelo mais importante integrante do 'Movimento de resistência Africâner' (AWB) nesta segunda-feira. Pieter Steyn, uma espécie de general do AWB, afirmou:
- O AWB não vai cometer nenhuma retaliação violenta para vingar a morte de Terre'blanche - declarou.
Eugene Terre'blanche, líder branco de extrema-direita sul-africano, foi morto por dois negros que usaram uma barra de ferro para cometer o crime. O motivo do assassinato foi, segundo a mãe de um dos criminosos, um adolescente de 15 anos, o não pagamento de um serviço feito por eles na fazenda de Terre'blanche ( clique aqui para saber mais ).
Representantes do movimento de resistência liderado por Terre'blanche chegaram a fazer ameaças aos negros, logo após o crime. O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, condenou o assassinato e pediu calma aos sul-africanos ( leia mais aqui ). Zuma quer 'harmonia' entre os povos e que ninguém se aproveite do assassinato para incitar o ódio entre raças.

http://oglobo.globo.com/esportes/copa2010/mat/2010/04/05/lider-de-grupo-de-extremista-morto-na-africa-do-sul-descarta-conflito-racial-916248628.asp
 
A notícia acima, vinculada pela globo.com, nos leva a considerar que a África do Sul está preparada para receber a copa sem que os conflitos étnicos causem problemas à segurança do país. Entretanto, conversando com um amigo ontem, ele relatou que conhecidos residentes na África do Sul estão assustados com a repercussão do assassinato do ex-líder da AWB e que a população está apreensiva.
Espero que não haja nenhum confronto durante os jogos, mas convenhamos, a Copa seria um momento propício para qualquer grupo que quer 'ser reconhecido' mundialmente armar uma situação de exposição. Tomara que a segurança da FIFA esteja preparada.
Queria muito assistir ao jogo BRASIL x PORTUGAL em Durban no dia 25 de junho. Mas acho que não vai dar. Além dos preços exorbitantes dos ingressos, teríamos que ir a Maputo e seguir para Durban. Passagens aéreas estão caras, os aeroportos estarão lotados, não há mais hotéis disponíveis em Durban. De ônibus, seriam 12 horas de Maputo para Durban considerando a demoradíssima alfândega que deverá estar lotada nos dias que antecedem os jogos.
É acho que não vai dar ... mas a esperança é a última que morre.... quem sabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário