segunda-feira, 17 de maio de 2010

LAGO NIASSA/ LAKE MALAWI

O Malawi é um país longo e estreito praticamente encravado entre Moçambique, Zâmbia e Tanzânia. Um dos seus maiores atrativos turísticos é o Lake Malawi com aproximadamente 600Km de comprimento na fronteira leste do país. O lago é o terceiro maior da África e pode ser visto a olho nu por astronautas em órbita.
Saímos de Tete as 5h30 da matina e seguimos para o Malawi. Após 4 horas de viagem, chegamos a fronteira e enfrentamos o costumeiro abuso que os turistas brancos sofrem em alfândegas africanas. Tudo bem, já estamos nos acostumando. Mais 1 hora e começamos a vislumbrar um cenário realmente surpreendente de montanhas. Mais 1 hora e chegamos ao Cape Maclear, um dos refúgios para turistas.


Encontramos nosso lodge e ficamos ainda mais surpreendidos com a  beleza do local. No dia seguinte, saímos em um barco com nossos guias e nos aventuramos pelo lago fazendo snorkelling e vendo peixes das cores mais variadas. De fato, uma peixão foi o nosso almoço preparado por um dos nossos guias em uma das ilhotas do lago. Tudo bem que ficamos com medo da comida quando vimos as panelas e os pratos, mas abençoamos tudo em nome de Jesus e mandamos ver.... estava uma delícia. Depois do almoço, na volta para o lodge, os guias pararam perto de algumas árvores e começaram a assobiar. Ouvimos uma resposta. Um dos guias jogou um peixe próximo ao barco e do meio da mata surge uma águia aplainando no ar como se estivesse em câmera lenta. Ele pegou o peixe e voltou para a mata. Foi inacreditável, a beleza daquele pássaro. No dia seguinte, andamos de caiaque, nadamos no lago, tivemos até uma bandinha local de crianças cantando pra nós. E o pôr do sol.... lindo!!!!! Foram três dias muito especiais.

CURIOSIDADE: Há uma disputa em relação ao nome do lago. Como pode-se ver no mapa, Moçambique e Tanzânia fazem divisa com Malawi pelo lago e nestas regiões ele é conhecido como Lago Niassa. É claro que todos os países querem ter um pedacinho desta maravilha. Quem não ia querer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário